(61) 3963-4555

Termina sexta-feira prazo para retificar enquadramento de cursos e inscrição de estudantes

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta as instituições de educação superior para o fim do prazo, em 30 de agosto, de retificação do enquadramento de cursos e da inscrição de estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Os procuradores educacionais institucionais são os responsáveis pelos procedimentos de enquadramento e os coordenadores de curso, pelas inscrições.

O enquadramento é o processo pelo qual as instituições vinculam seus cursos às respectivas áreas de avaliação do Enade 2019, correlacionadas ao projeto pedagógico de cada graduação, com base nas Diretrizes de Prova publicadas no portal do Inep. Todos os cursos relacionados às áreas do Ano I do Ciclo Avaliativo do Enade devem ser enquadrados para o Enade 2019 ou ter justificativa de ausência de enquadramento devidamente registrada.

Todos esses procedimentos devem ser realizados exclusivamente pela internet, no Sistema Enade, conforme definido pelo edital Inep nº 43/2019.

Áreas avaliadas – Na edição de 2019, o Enade avaliará os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e grau de tecnólogo nos cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Cadastro – O estudante só pode realizar seu cadastro e solicitar atendimento específico, especializado ou por nome social se já tiver sido inscrito pela instituição. O estudante que não identificar sua inscrição no Sistema Enade poderá solicitar esclarecimentos e providências diretamente com seu coordenador de curso.

Enade – O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por dois instrumentos obrigatórios: uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. No histórico escolar do estudante, ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade. Quem estiver irregular não pode colar grau. As provas serão aplicadas em 24 de novembro.

FONTE: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/6723835