(61) 3963-4555

Portaria recria CTAA do Sistema de Avaliação da Educação

Foi recriada a Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A portaria detalhando as competências e a composição da comissão foi publicada pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 23 de janeiro de 2020.

Leia mais:Portaria recria CTAA do Sistema de Avaliação da Educação

Abertas as inscrições para elaboradores de itens do Enade 2020 até 16 de fevereiro

Professores da educação superior já podem se inscrever para compor o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ES). Os critérios para inscrição foram publicados no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 10 de janeiro, que fica aberta até 16 de fevereiro. As questões armazenadas no BNI são utilizadas na montagem das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2020, aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Leia mais:Abertas as inscrições para elaboradores de itens do Enade 2020 até 16 de fevereiro

Inscrições para Prouni começam dia 28 de janeiro; veja cronograma

Candidatos, fiquem de olho! As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) no primeiro semestre de 2020 já possuem data. Estudantes de todo o país poderão começar a se inscrever no dia 28 de janeiro. O prazo vai até as 23h59 de 31 de janeiro.

Leia mais:Inscrições para Prouni começam dia 28 de janeiro; veja cronograma

Prazo para justificar ausência no Enade 2019 termina em 5 de fevereiro

O período para solicitação de dispensa de realização das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019, tanto por iniciativa do estudante quanto da instituição de educação superior, encerra em 5 de fevereiro. O prazo para a análise e a deliberação dos pedidos termina na mesma data. As solicitações são submetidas às instituições de educação superior e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As instituições também já estão habilitadas a apresentar suas declarações de responsabilidade pela regularização do estudante nos casos previstos em edital.

Leia mais:Prazo para justificar ausência no Enade 2019 termina em 5 de fevereiro

Inep participa de audiência pública na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados realizou, nesta quinta-feira, 10 de outubro, audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência sobre as condições de acessibilidade no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Neste ano, 37 mil participantes tiveram o pedido de algum recurso acessível homologado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela elaboração, aplicação e correção das provas.

Leia mais:Inep participa de audiência pública na Câmara dos Deputados

Definidas as áreas avaliadas em 2020 e a data das provas

cursos vinculados a 30 áreas. Todas as áreas fazem parte do Ano II do Ciclo Avaliativo do Enade, que tem foco nos bacharelados e licenciaturas de ciências exatas e áreas afins, e, no caso dos cursos superiores de tecnologia, nas áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produto industrial. As provas para os concluintes dos cursos de graduação dessas áreas estão marcadas para 22 de novembro. A Portaria n.º 14, que estabelece o regulamento da edição 2020, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 6 de janeiro.

Leia mais:Definidas as áreas avaliadas em 2020 e a data das provas

ENADE - Questionário do Estudante já pode ser preenchido por estudantes do último ano

A partir desta segunda-feira, 2 de setembro, os estudantes inscritos na condição de concluintes habilitados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019 podem acessar o portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e responder ao Questionário do Estudante. O documento faz parte do processo avaliativo do Enade e o seu preenchimento é obrigatório.

Leia mais:ENADE - Questionário do Estudante já pode ser preenchido por estudantes do último ano