(61) 3963-4555

Insumos para cálculo do Conceito Enade e IDD já estão disponíveis para conferência das IES

s insumos usados no cálculo do Conceito Enade e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) estão disponíveis para conferência das Instituições de Educação Superior a partir desta quarta-feira, 20 de junho. Os dados são disponibilizados, de forma restrita, no Sistema e-MEC, para os Procuradores Educacionais Institucionais (PI). O prazo para manifestação sobre qualquer desacordo tem a duração de dez dias corridos e terminará em 29 de junho. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará o resultado final do Conceito Enade e do IDD a partir de 31 de agosto de 2018.

Leia mais:Insumos para cálculo do Conceito Enade e IDD já estão disponíveis para conferência das IES

Prouni: 174 mil bolsas do 2º semestre já podem ser consultadas

Ministério da Educação liberou nesta quarta-feira (20) a consulta às 174 mil bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do 2º semestre de 2018. No endereço do programa (http://prounialuno.mec.gov.br) é possível fazer consultas das bolsas disponíveis pelo nome do curso, da instituição ou pelo município.

Leia mais:Prouni: 174 mil bolsas do 2º semestre já podem ser consultadas

Edital do Enade 2018 será publicado em 18 de junho

As diretrizes, os procedimentos e o cronograma do Exame Nacional Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 serão conhecidos na próxima semana. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prepara-se para publicar o Edital do Exame na próxima segunda-feira, 18 de junho, detalhando as diretrizes apresentadas nas portarias já publicadas. O edital trará as principais datas, as responsabilidades das Instituições de Educação Superior (IES) e dos estudantes; além dos critérios que definem quem deve ser inscrito, e as condições para obtenção de regularidade perante o Enade, indispensável para a colação de grau.

Leia mais:Edital do Enade 2018 será publicado em 18 de junho

PROUNI - Inscrições começam na próxima semana para 174 mil bolsas

A partir do próximo dia 26, os estudantes interessados em participar do segundo processo seletivo de 2018 do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem fazer a sua inscrição. Serão ofertadas 174.289 vagas, sendo 68.884 integrais e 105.405 parciais, em 1.460 instituições de ensino superior. As inscrições deverão ser realizadas apenas pela página do ProUni na internet, até as 23 horas e 59 minutos do dia 29.

A portaria foi publicada nesta segunda-feira, 18, no Diário Oficial da União. Para se candidatar, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, ter alcançado no mínimo 450 pontos e ter tido nota superior a zero na redação. Importante lembrar que as notas de outras edições do Enem não valem para pleitear uma bolsa.

Leia mais:PROUNI - Inscrições começam na próxima semana para 174 mil bolsas

Aluno pode renegociar dívida com instituição para não perder renovação do Fies

Estudante terá até 18 meses para quitar débito referente ao restante da mensalidade que não é financiada pelo programa; entenda a nova regra.

Uma resolução publicada nesta quarta-feira (13) pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) permite que os estudantes beneficiados pelo  Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que estiverem devendo às instituições de ensino nas quais estão matriculados possam negociar o parcelamento da dívida em até 18 meses.

Até o ano passado, era preciso estar quite com a instituição de ensino para fazer a renovação do contrato do Fies . Agora, o estudante terá que pelo menos ter feito a negociação do pagamento antes da renovação.

Leia mais:Aluno pode renegociar dívida com instituição para não perder renovação do Fies

Definidos procedimentos de cálculo e divulgação dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior de 2017

Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior referentes a 2017 tiveram seus procedimentos de cálculo, manifestação das Instituições de Educação Superior (IES) e divulgação de resultados definidos pela Portaria Inep nº 515, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 15 de junho. As Instituições de Educação Superior começam a ter acesso aos insumos de cálculo a partir de 20 de junho, na primeira etapa, e em outubro, na segunda etapa. Já os resultados finais, que revelam a qualidade dos cursos e das instituições, serão divulgados em agosto e em novembro.

Leia mais:Definidos procedimentos de cálculo e divulgação dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior...

Novo programa da CAPES investe no aprimoramento dos cursos de Engenharia

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com a Comissão Fulbright, seleciona propostas que promovam modelos inspiradores de currículos, metodologias de ensino-aprendizagem ou de gestão de cursos de graduação. Com o objetivo de modernizar a graduação em engenharia no Brasil, o Programa Brasil-Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação (PMG-EUA) vai apoiar até oito projetos institucionais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto. Leia o edital.

Leia mais:Novo programa da CAPES investe no aprimoramento dos cursos de Engenharia